Como a inteligência artificial torna as empresas mais humanas

Como a inteligência artificial torna as empresas mais humanas

A inteligência artificial é uma área da tecnologia que sempre foi muito discutida no cinema e na literatura. Enquanto a ficção científica trabalhava nossa imaginação em filmes como Inteligência Artificial, Metrópoles, Odisseia no Espaço e outros, a tecnologia avançava, e o que era ficção agora é realidade. Mas você sabe como a inteligência artificial torna as empresas mais humanas?

Enquanto muitos compartilham um imaginário da parte negativa da inteligência artificial, apresentando-a como uma tecnologia impessoal e perigosa, na Zoox Smart Data observamos o outro lado: que a inteligência artificial é na verdade uma grande aliada da humanidade.

Como a inteligência artificial torna as empresas mais humanas

A inteligência artificial facilita a vida dos usuários

Empresas de tecnologia são as que mais usam a inteligência artificial para facilitar a vida dos usuários, e o resultado é um grande sucesso com o público. Você mesmo deve usar I.A todo dias sem se dar conta disso.

O smartphone é um exemplo disso, esse aparelho é um verdadeiro sucesso com o público e sem o qual muitas pessoas não conseguem viver, é cheio de aplicações de inteligência artificial.

Sabe quando você escreve algo errado e o celular corrige? Ou quando o Google completa com algumas palavras a pesquisa que você iria fazer? Ou quando o celular aceita um comando de voz seu? Todas essas aplicações são possíveis através da inteligência artificial.

E todas essas facilidades não são por acaso. As empresas sabem que a experiência do consumidor é essencial para fazer negócios. Segundo uma pesquisa da Gartner, até 2020 mais de 40% de toda a análise de dados vai ter como objetivo melhorar a experiência do usuário.

A inteligência artificial melhora o atendimento

Em um mundo cada vez mais acelerado, ninguém mais quer perder tempo com longos tempos de espera, não é mesmo? Ligar para uma central de ajuda e ter que esperar mais de 5 minutos não é mais aceitável. Ou uma fila de espera de 20 pessoas em uma chamada telefônica.

Através de programas inteligentes conhecidos como chatbots, as empresas já estão usando a inteligência artificial para atender seus clientes de uma forma mais rápida, inovadora e que atende as demandas do consumidor moderno, que busca maior agilidade.

Programados para responder às demandas como um humano, os chatbots entendem o contexto de cada conversa e aprendem com seus erros, entregando um atendimento de alta qualidade que está sempre online e disponível.

Segundo a Gartner, esse tipo de programa aumenta a satisfação dos clientes, reduz os custos de atendimento em até 33% e reduzem a quantidade de perguntas recorrentes em até 70%.

Segundo o mesmo estudo, é esse tipo de resultado que faz 84% das empresas planejarem o aumento do investimento em tecnologias que melhoram a experiência do usuário. Percebe como a inteligência artificial torna as empresas mais humanas?

A inteligência artificial facilita a vida dos funcionários

O melhor da inteligência artificial é que ela oferece uma melhora de eficiência às organizações e ao mesmo tempo é uma grande promessa para melhorar a experiência de trabalho contemporânea.

Segundo a IDC, um dos principais motivos de um funcionário sair de uma empresa é o fato de eles sentirem que não estão fazendo algo importante.

Quanto mais automática for uma operação, mais os empregados se voltam para a área estratégica, e gastam o seu tempo com atividades que geram impactos maiores.

As inovações não impactam só a rotina de trabalho, a rede de hotéis Marriot, por exemplo, já utiliza a tecnologia para melhorar seu processo de recrutamento, criando um chatbot especial para todos que se candidatam para vagas.

O resultado foi um aumento de 40% na relação entre entrevistas e contratações.

Enquanto é comum o medo de novas tecnologias tomarem empregos, o World Economic Forum aponta exatamente o contrário no caso da inteligência artificial, que deve gerar cerca de 58 milhões de cargos ao redor do mundo.

Zoox Smart Data acredita na inteligência artificial

A inteligência artificial melhora a vida dos consumidores, a eficiência das empresas e ajuda na criação de empresas mais humanas.

Com tantas vantagens, a Zoox Smart Data não poderia deixar de investir nessa tecnologia que está moldando o futuro.

Nossas soluções, como o Zoox Smart WiFi e o Zoox Smart Pass, utilizam o que há de mais atual quando o assunto é Big Data e inteligência artificial, pensando no aumento de eficiência da sua organização e também na satisfação do consumidor.

Agora que você já sabe como a inteligência artificial torna as empresas mais humanas, entre em contato com um dos nossos especialistas:  

Quero saber como usar IA no meu negócio 

Para ver mais conteúdo de qualidade, nos siga nas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram.