Vantagens de usar Inteligência Artificial nos negócios

artificial-intelligence-advantages

A inteligência artificial é uma tecnologia recente, mas que já está mudando a forma que as empresas e pessoas se relacionam com o mundo dos negócios. Mesmo estando presente no dia a dia, muitas pessoas ainda não compreendem o que significa a IA e o que ela pode oferecer para a sociedade. Por isso, separamos algumas vantagens de usar Inteligência Artificial nos negócios para você começar a se preparar para investir nessa tecnologia que não para de crescer.

O que é Inteligência Artificial

Ao falar sobre Inteligência Artificial, o que normalmente vem à cabeça das pessoas são robôs e tecnologias como a SIRI. Mas, na verdade, a IA pode abranger bem mais que isso, como o algoritmo do Google ou uma tecnologia que prevê as mudanças no mercado de ações.

A tendência hoje é que a Inteligência Artificial ocupe cada vez mais o lugar de pessoas em tarefas muito operacionais e pouco estratégicas, além de ter uma projeção de crescer a ponto de conseguir superar muitas das nossas habilidades.

Segundo um estudo da BBC, esse mercado deve atingir US$ 15,2 bilhões em 2019. A ideia é fazer você atingir seu objetivo de forma mais rápida, inteligente e intuitiva. E isso pode se traduzir em muitas vantagens para os negócios.

5 vantagens de usar Inteligência Artificial nos negócios

Produtividade

Otimizar processos e aumentar a produtividade é uma das principais vantagens que a Inteligência Artificial pode oferecer aos negócios. Com um custo menor em relação ao custo de pessoal, as máquinas podem assumir diversas atividades, pois são capazes de ler, absorver e interpretar muitas informações.

Por exemplo, é possível fazer um controle de estoque muito mais detalhado e rápido, e a tecnologia poderá usar os dados para te dizer quais produtos devem ganhar um maior investimento e quais produtos devem ser descontinuados, além de evitar grandes perdas de mercadorias ou defasagens no estoque de segurança.

Mão de obra

Se por um lado a Inteligência Artificial pode acabar com muitos empregos, por outro ela cria a demanda por muitos profissionais, pois essa tecnologia precisa de pessoas para criar, desenvolver, operar e controlar, e isso também vai exigir muito estudo e qualificação para os profissionais da área de tecnologia.

Inclusive, segundo a Gartner, vão surgir cerca de 2,3 milhões de empregos em 5 anos relacionados a Inteligência Artificial. É uma grande oportunidade de explorar novos momentos do mercado de trabalho, tecnologia e necessidades da sociedade.

Vantagem competitiva

Ainda não é comum ver muitas empresas utilizando a Inteligência Artificial em sua plena capacidade. E usar essa tecnologia para coletar e analisar dados que podem ser usados na tomada de decisão pode fazer toda a diferença na performance da empresa. Isso porque com o Big Data se torna mais fácil entender seus clientes, seu mercado e, assim, identificar oportunidades e ameaças e se antecipar a elas.

Já existem várias formas de coletar dados atualmente e conhecer melhor seu público, e sua empresa deve aproveitar essa tecnologia em suas estratégias, elevando o nível da competitividade.

Experiência personalizada

 A coleta de dados citada anteriormente pode ser muito útil para criar uma experiência personalizada para o cliente. Isso porque se torna possível identificar as preferências, hábitos, opiniões e nível de interesse dos consumidores pela sua empresa e serviço, e com essa informação você pode personalizar a comunicação com o objetivo de ter mais chances de vendas.

Além disso, existem várias formas de usar IA para melhor atender os clientes. Um exemplo disso são os chatbots, que são programados a entender e responder uma série de perguntas sobre a empresa, deixando o cliente satisfeito com a assertividade das informações e rapidez na resposta. De acordo com a Chatbots Magazine, a utilização dessa ferramenta ajuda a reduzir em até 30% as despesas com atendimento ao cliente.

Segurança

A segurança é também uma grande vantagem da Inteligência Artificial. A possibilidade de proteger os dados dos seus clientes de forma firme e efetiva pode fazer toda a diferença para a reputação da sua empresa, além de que é necessário se adequar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Existem outras vantagens em relação a segurança, como programas que conseguem identificar e prever crimes em determinadas regiões e horários, reconhecimento facial de suspeitos e culpados, entre outros.