Como a maior rede hoteleira da América do Sul gerou receita e Big Data pelo WiFi

Presente em 40 cidades brasileiras, a Atlantica Hotels utiliza o WiFi para entender o comportamento de hóspedes e veicular mídias.

 

A Atlantica Hotels é o maior grupo hoteleiro da América do Sul. Presente em mais de 40 cidades brasileiras com 11 mil apartamentos, é considerada a melhor hospedagem do TripAdvisor em 12 cidades. Em 2018, contava com mais de 125 hotéis em atividade.

 

CONEXÃO RÁPIDA A BAIXO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO

A relação da Zoox com a rede Atlantica começou pelo fornecimento de redes WiFi de alto desempenho para os hóspedes. Em recente pesquisa da Forrester Research, 94% dos viajantes corporativos exigem WiFi com alto desempenho, e 89% sequer cogita se hospedar em hotéis que não disponibilizam WiFi.

 

O principal desafio desta fase do projeto foi adaptar a plataforma à estrutura dos hotéis, sem gastos com a aquisição de novos equipamentos. Em poucos meses, a maior parte dos hotéis já contava com Zoox Smart WiFi e um dashboard exclusivo com informações em tempo real dos hóspedes.

 

NUTRINDO BIG DATA VIA WIFI

Uma segunda etapa do projeto foi estruturar e enriquecer a base de Big Data para o cliente. O intuito era, por meio do WiFi, nutrir essa base para extrair insights sobre o comportamento dos hóspedes em ambientes físicos.

 

Enquanto logados, os hóspedes são expostos a pesquisas de satisfação e questionamentos de comportamento que enriquecem o banco de dados dos hotéis. Hospedada em nuvem, esta base de dados é alimentada por todos os hotéis usuários do Smart WiFi.

 

TRANSFORMANDO O WIFI EM ESPAÇO DE MÍDIA GRATUITO

“Zoox has a ready-to-use hotel solution that opens wide range of possibilities.”  Leonardo Rispoli – Marketing & Sales VP

 

Com toda a estrutura de WiFi garantindo o conforto do hóspede e o enriquecimento das bases de dados, era hora de dar um passo além: gerar receitas a partir do WiFi.

 

Por meio do Zoox Media, os hotéis passaram a veicular peças publicitárias para os usuários conectados na plataforma. Convites, promoções, cupons e reforço de marca são mostrados para usuários segmentados durante a navegação, transformando o WiFi em um espaço de mídia eficaz e gratuito.